Comissão de Seleção

Especialistas que escolhem os melhores filmes para o festival.

Júri Premiação

Avaliam os filmes e decidem os vencedores do festival.

Cineasta brasiliense, graduado em Cinema e Mídias Digitais pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília e Mestrando em Gestão e Política de Indústrias Culturais pela Universidad Nacional de Quilmes, em Buenos Aires, Argentina. Pinheiro se destaca como produtor executivo de filmes como A Mula, Desamor, Fuga Sob Céu Claro e O Precioso, um Queijo Extravagante, entre outros.

Lidera o projeto Academia do Cinema, que já impactou mais de 400 pessoas por meio de cursos e imersões desde 2022, além de ser responsável por iniciativas como o FEBRAFE 2024 e o projeto UMÉUM. Ao longo de sua carreira, foi premiado como Melhor Ator em 2016, Melhor Direção em 2017 e Melhor Produção de Curta-Metragem em 2022.

Cláudia Mannvier, é uma cineasta brasiliense com uma trajetória marcante na área audiovisual desde 2012. Iniciou sua carreira artística aos sete anos como bailarina, apresentando-se em renomados espaços como o Teatro Nacional, Dulcina de Moraes e Teatro dos Bancários. Formada em Produção Audiovisual e pós-graduada em Produção Cultural, Arte e Entretenimento, Cláudia consolidou-se como produtora executiva, destacando-se no filme "Réquiem Para Dona Benta" de Péterson Paim, com quem trabalha há doze anos. Sua expertise abrange também produções internacionais como "Dark Passenger", que conta com Antônio Bandeiras e Malcolm Macdowell. Sua nova participação como produtora será no filme "Céu de Lili", do diretor e roteirista Fábio Barreto. Cláudia dirige os documentários "Eco das Rainhas" e "Cultura em Movimento", que explora o Nordeste do Brasil, além de ser a mente criativa por trás de "Imersão Fatal", gênero SCI-FI e os curtas "Um Grito Interrompido" e "Infância Rompida". Esteve na produção do filme de animação "KCRISIS" como coordenadora de produção e em breve iniciará a pré-produção como Produtora Executiva dos filmes "O Último Canto das Cigarras" do diretor Tercio Garófalo e "O Sistemático" do diretor Péterson Paim.

Tercio M. Garofalo, cineasta, natural de Brasília, é formado em história pela Universidade de Brasília, em direção de cinema pela LACC e direção de fotografia pela UCLA ; conta com vasta experiência internacional por sete anos com filmagem de cinema, colaborando em projetos diversos artísticos na cidade de Los Angeles, EUA. Participou de diversos filmes e documentários selecionados e premiados em conceituados festivais do cinema internacional, como os filmes Sorte e Fortuna no festivais de Cannes - França e HRIFF - Melody no HRIF em Los Angeles, CA – EUA e My Guardian Angel no ECU, the European Independent Film Festival. No Brasil, ja trabalhou em documentários em premiados viajando o Mato Grosso, Acre e Amazonia pela ONG WWF e também trabalhou em diversas narrativas de ficção. Dirige o departamento audiovisual da Pilgrim (APP); Ministra workshops de direção e cinematografia, foi professor convidado de cinematografia pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e professor de atuação para cinema na Oficina de atores de Brasília.

Cláudia Mannvier

Fauston da Silva

Tercio M. Garofalo

Víttor Pinheiro

Péterson Paim

Cineasta, Músico e Químico, é graduado em Produção Audiovisual e Mestre em Ensino com Especialização em Vídeos Educativos. Já compôs o júri de seleção na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, do Curta Brasília, foi curador de longas-metragens do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e do I FEBRAFE, dentre outros. É curador e produtor do FESTQUIN, festival realizado em escolas públicas do DF. Orientou estudantes que resultaram em 17 filmes classificados para o Festival de Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília, dos quais 7 trabalhos foram premiados. Recebeu premiações nacionais e Internacionais, como o Festival de Brasília em 2013, o Guarnicê, no Maranhão, o I Festival do Minuto de Brasília (2000), a I Mostra de Cinema BO (2012), da Caixa Cultural, o CAWCINE 2021, semi-finalista no Los Angeles Cine Fest 2017 e indicado a melhor roteiro no TMFF 2016, na Inglaterra, desde filmes de um minuto a longa-metragens, dentre docs e ficcionais. Na carreira musical, ainda embrionária, ficou entre os 4 finalistas do Festival DF Musical 2020, além da participação em outros festivais. Gravou o longa Réquiem Para Dona Benta em 2023 (em finalização) e foi contemplado na LPG para a realização do longa Sistemático, a ser gravado em 2025.

Fáuston da Silva é graduado em Cinema pela Universidade de Brasília – Unb. Produziu e roteirizou uma longa lista de filmes de curta e longa metragem. É um dos cineastas mais premiados do Brasil, tendo mais de cem premiações. Seus filmes de maior sucesso, nacional e internacionalmente, são “Meu Amigo Nietzsche”, “O Balãozinho Azul“ e “A Terra em que Pisar“. É diretor dos filmes em longa-metragem “Manual do Herói“ e “Joãozinho“.